BASICO
Txd Workshop eh uma ferramenta de edição de texturas do jogo, pra quem nao sabe, texturas eh tudo q envolve um modelo 3d do jogo, oq dao as cores e imagens dos modelos de mapas, carros, skins, ate de efeitos especiais! os arquivos .txd
- Baixe a ultima versao do Txd Workshop AQUI (eu encontrei um bug nele q soh dah pra add alpha por .png se vc tiver o msm bug, avise e use a versao antiga dele (4.5) q vem tbm nesse download!)
- Extraia ele para alguma pasta de seu pc, abra ele (caso deh algum erro q vc nao tem permição e talz, execute ele em modo de administrador q pode resolver)
- Há dois modos de iniciar o uso dele, clicando em OPEN IMG para abrir algum arquivo .img e do .img abrir algum .txd ou OPEN
- TXD para abrir o .txd direto, vamos abrir um .img, clique e escolha o gta3.img
- Irá aparecer uma lista de .dff .txd e alguns .col e .ipl ao lado procure pelos .txd (com uma imagenzinha de montanhas nele)
- Aparecerá uma lista com as texturas, escolha alguma textura para vc editar e clique nela
- Acima, clique em EXPORT caso vc queira editar salvar ela para abrir com algum editor de imagem e editar a textura, clique, salve em algum lugar, abra com algum editor de imagem, edite, salve e pronto
- Depois de editar a textura, ou caso vc nao editou e quer somente trocar a textura... clique em IMPORT e selecione a imagem q vc queira substituir a textura
- Depois de importar, clique em SAVE TXD e pronto! entre no jogo e veja a textura mudada
(detalhe: as imagens das texturas tem q ser nas resoluções 2, 4, 8, 16, 32, 64, 128, 256, 512, 1024, 2048 ou 4096 (pontenciais de 2), caso maior a imagem, claro, mais qualidade, e tbm mais peso no jogo, mas eh muito pouco peso, texturas sao leves para o jogo e nao causam crash)
MEDIO
Tutorial medio de Txd Workshop... q na verdade eh quase um basico, nao tem dificuldade nenhuma, vamos lah
- Vamos aprender Alpha (transparência), para isso, vamos usar alguma textura boa para se usar alpha, pois nao se usa em qualquer uma... exemplo: nos efeitos especiais dos arquivos particles.txd e effectspc.txd ou icones de armas e talz
- Vamos seguir um exemplo juntos, abra o arquivo particles.txd q está na pasta models
- Q tal trocarmos o sangue do jogo? bom, eu fiz(editei) uma textura de sangue q achei no google imagens, se quiser use ela mas me deh creditos caso vc publicar ela (salve como .bmp ou .tga para poder abrir no TXDWS)
- Salve esta textura, ou procure algum no google msm...
- Bom, vá ate a textura de sangue do arquivo (aquela toda vermelha) e importe a nova textura
- Se vc colocar esta textura lah, ficará toda errada no jogo, pois falta a transparencia certa, clique lah embaixo em "Alpha/Mask" para abrir a transparencia... ai vc tem q colocar a imagem da transparencia, bom, temos q criar neh? vamos lah
- O alpha eh uma imagem preto e branco q será processada junto com a textura original, quando mais branco, mais imagem, e quando mais escuro, mais invisivel, olhe:
- (tudo em preto da ultima imagem eh a transparencia, eh o invisivel!)
- Caso vc esteja usando o Txd Woskhop v5.0, vc tem q pegar a imagem do sangue, pegar o branco e dar transparencia, caso usar o GIMP eh facil, soh clicar na imagem, ir em camada, transparencia, cor para alpha e botar branco (opcional: tire a saturação da imagem pra ficar branco e preto, e aumente o brilho e contraste um pouco pra ficar mais claro o sangue) dae soh salvar em .png e importar a imagem, se vc está com o Txd Wokshop v4.5, vc pega a imagem, inverte as cores dela, entao o branco fica preto, e o vermelho fica azul, entao opcionalmente faça o msm dito acima... e na hora de importar, clique em Alpha e importe a textura lah!
- Clique em Mixed e olhe como ficou a imagem, lembrando q tudo em preto eh transparente!
- Atenção para a textura e o alpha da textura, q tem q ser do msm tamanho! as imagens tem q ser do tamanho exato, e nao eh obrigado a colocar alpha preto e branco, o programa jah converte tudo pra preto e branco automaticamente
- E tbm, claro, vc pode colocar qualquer transparencia na textura de sua preferencia, ate por paint msm vc pode fazer! por exemplo, crie uma imagem cinza no paint, com o msm tamanho da sua textura de agua (geralmente 128x128 no gta original) e importe ela como alpha da textura de agua(waterclear256) lah no seu particles.txd, e entao a agua de seu jogo ficará transparente sem enb series
- Outro aviso, caso a textura q vc esteja editando nao tenha alpha, DEH ALPHA PRA ELA! clique duas vezes na textura para abrir uma janela, na janela vc seleciona o "Alpha is used" e deseleciona o "Compressed" e selecione denovo ate embaixo aparecer escrito "DXT3" e deh ok, depois disso vc pode add alpha nessa textura...
- Saber usar alpha eh muito bom para criar efeitos especiais como fumaças, fogos e talz, tbm para criar icones de armas, ou qualquer outros icones, e tbm tatuagens! mas lembresse, tatuagens assim como outras roupas e skins para o CJ, tem q ser sempre do msm tamanho! senao crasha o jogo
AVANÇADO
Uma coisa q pouca gente conhece, alias, nunca vi um mod q usa isso... e se nao me engano, ninguem no Brasil ate o momento sabe isso... vamos lah
- Um tutorial de normal map! sim, eh um mod do Ryosuke839, na verdade um plugin, este plugin deixa os pedestres com brilho e sombras pelas texturas, alem de add uma função ao jogo q pouca gente sabe... entao este tutorial eh soh para skins!
- INTRODUÇÃO: Nos jogos da atualidade, quase todos usam o este normal map (texturas chamadas de bump), ate uns jogos mais antigos, eu infelizmente nao tenho algum jogo da nova era no meu pc, mas ate msm Guitar Hero 3 usa isso, "isso" ai eh como uma textura q dah relevo e os brilhos corretos para as partes do corpo de um pedestre ou personagem (alguma skin) por exemplo no guitar hero tem uma textura assim do rosto de um guitarrista:
Eh com ela q o GH3 tem tanta qualidade nas skins, como o brilho no rosto e talz, eh como uma enb series para as skins!
Qual o resultado de usar isso? olhe e clique em Ver tamanho real:
Qual o resultado de usar isso? olhe e clique em Ver tamanho real:
- TUTORIAL: Primeiramente, obvio, vc precisa do mod Normal Map, baixe ele clicando AQUI e lembre-se de fazer backup da skin q vc irá editar, pois mexer com isso eh facil de crashar o jogo, entao se crashar, re-veja o tutorial, e se continuar eh soh botar o backup q arruma!
- Caso vc use photoshop, baixe o Nvidia's DDS Plugin
- Caso nao tenha... baixe o CrazyBump (eu uso ele, muito bom) baixa ele aqui e o crack dele aqui (testado! soh instalar e abrir o .bat e .reg do crack)
- Pegue a textura desejada de sua skin (nao eh bom usar pedestres originais do jogo, pois eles sao de baixa qualidade e tem a textura de rosto cortada ao meio, procure alguma de rosto inteiro como na imagem do guitarrista do gh3 ali encima), salve a imagem da skin ela a abra no CrazyBump, e deh umas ajustadas nas barras laterais, clique em salvar e vc pode salvar a imagem ou botar no seu ctrl+v (caso use photoshop, depois de instalar o plugin, abra o PS, converta pra preto e branco, e exporte pra D3D/DDS, na janela q abrir, deixe "8.8.8 RGB 24 bpp | unsigned" e passe essa imagem pra .png para ser importada no txd workshop)
- Vá ate o .txd de sua skin, clique lah encima em "image | new" e seleciona 32 bpp, vá ate a nova imagem q criou no txd, e importe o a imagem de normal map q vc fez
- Agr renomeie o nome da imagem no txd para "xxx_nrm1.0" q no caso, xxx eh o nome da textura, como por exemplo, se a textura q vc quer este bump q vc criou tem o nome de "face" entao o bump vc coloca "'face_nrm1.0"
- (eu usei um pedestre original do jogo pra mostrar, mas isso eh soh uma demonstração e nao tenho outras skins aqui, fazer isso nos pedetres do jogo nao fica bom pois sao de baixa qualidade e o rosto da skin tem q ser completo e nao cortado pela metade)
- Ative o Alpha, e deixe o alpha com o nome de "xxx_nrm1.0a" e verifique q o alpha está todo branco para nao ficar com transparencia errada
- Faça isso com TODAS as texturas da skin! cada textura, coloque um bump, caso o contrario pode crashar o jogo
Tutorial totalmente criado por NICHAN TANAKA, caso queira postar este tutorial em seu blog ou forum, pode mas me deh creditos!
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